• #exlabi
Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

Identifica-se pela Pedagogia da relação solidária, reconhecendo que todos são feitos para se ajudarem, e que o cuidar faz parte da condição humana. Portanto, busca-se como meta no processo educativo priorizar a relação com o outro, pois reconhece que cada pessoa somente é com o outro, não existindo possibilidade de ser apenas por si mesma.

Desenvolver um Processo Educativo que contemple os diversos aspectos constitutivos da pessoa humana, vista como um ser único, integrado e de relacionamento, no qual os educandos aprendam a aprender, a conhecer, a fazer, a ser e a conviver, por uma relação ativa, dinâmica, consistente e integral.

Filosofia

Toda ação do colégio fundamenta-se numa filosofia eclética e tem, portanto, sempre em vista, como objetivo específico, a formação da personalidade do educando para que este seja capaz de inserir-se num mundo em mudanças como sujeito crítico, consciente e participativo que valoriza o respeito e a solidariedade. Tendo como base a filosofia do mestre Paulo Freire: a Educação como Prática Libertadora. O Viver Colégio e Curso, consciente do momento histórico em que vivemos, bem como da necessidade de se criar uma educação crítica propõe uma prática pedagógica libertadora ou problematizadora, fundamentada na dialética do educando, no diálogo e no princípio de que não existe a ignorância absoluta.

A verdadeira paciência, associada sempre à autêntica esperança, caracteriza a atitude dos que sabem que, para fazer o impossível, é preciso torná-lo possível. E a melhor maneira de tornar o impossível possível é realizar o possível de hoje (FREIRE, 1984, p. 61).

A comunhão com a realidade, ressaltando que é preciso repensar a prática pedagógica, em vez de simplesmente transpô-la a outros contextos conduz à ações que efetivam a filosofia adotada pela escola.

Como a personalidade se forma pela opção de valores que se transformam em comportamentos, pela vivência, a escola terá:

  • Como ponto de partida, da ação educativa os valores coerentes à sua filosofia;
  • Como objetivos, os valores transformados em comportamentos;
  • Como instrumento, os programas, os métodos de estudo e a interdisciplinaridade, seguindo diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Viver Colégio e Curso - Educação. Amor e Disciplina na formação do SER integrado à sociedade moderna.