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ENSINO FUNDAMENTAL

O Ensino Fundamental tem como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético, tendo em vista uma formação ampla, alicerçando saberes para a formação do indivíduo. 

Faz parte dessa etapa a solidificação de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais e estabeleçam o contato do aluno com o objeto de conhecimento. 

Esse processo valoriza o aprender contínuo e a troca constante entre aluno-aluno e aluno-professor, baseada no respeito e na busca da formação individual. 

É necessário ressaltar a importância da incorporação dos temas transversais, seguindo diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCN (Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo) nas áreas existentes e no trabalho educativo. 

Segundo o Art. 32 da LDB nº. 9394/96. O ensino fundamental terá por objetivo a formação básica do cidadão mediante: 

  1. o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  2. a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  3. o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  4. o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. 

Os PCN indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de: 

  • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
  • Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
  • Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do ambiente. 

O Viver Colégio e Curso, caminhando junto com as novas diretrizes da Educação, incluiu na grade curricular de 2011 a Disciplina Música no Ensino Fundamental.