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EDUCAÇÃO INFANTIL

 EDUCAÇÃO INFANTIL 

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da Comunidade.

VALORIZAÇÃO DO INDIVÍDUO 

Acreditamos que o caminho percorrido pela criança, desde que ingressa na escola até se transformar em adulto, é intensamente influenciado pelas condições familiares, emocionais, biológicas e intelectuais em que ela vive. Nesse sentido, o trabalho da Educação Infantil, leva em consideração toda a bagagem familiar trazida pela criança. 

Nas atividades pedagógicas, procuramos atender às diferenças individuais, indo ao encontro de cada criança, respeitando seu potencial emocional e sua educação familiar.

Partimos da realidade da criança para a formação de hábitos e atitudes, da vivência das regras sociais para o cultivo de uma convivência social harmoniosa, de modo que a criança, no seu desenvolvimento psicossocial e cognitivo, exercite a expressão de ideias e amplie o seu mundo mental, possibilitando canalizar e transformar a realidade.

METODOLOGIA

Utilizamos como parâmetros do trabalho a filosofia de Paulo Freire e a teoria de Piaget, procurando fundamentar nossa pedagogia em um movimento permanente de ação e reflexão.

OBJETIVOS 

  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, nas suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a saúde, higiene e bem estar;
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e integração social;
  • Observar e explorar o ambiente valendo-se da curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante e agente transformador do meio ambiente numa perspectiva sustentável, consciente da interferência humana na Natureza.
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • Implementar o lúdico, o jogo e o brincar para o desenvolvimento integral da criança;
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções de comunicação, de construção de significados, enriquecendo cada vez mais a sua capacidade de expressão;

Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação, valorizando a diversidade regional e comunitária.